Tentativas de suicídio entre pessoas deprimidas

Pesquisadores canadenses decidiram analisar as correlatas do suicídio entre pessoas com depressão. Entre os que sofrem de depressão, o que mais se associa com as tentativas de suicídio? Usaram dados de uma ampla pesquisa (mais de 43 mil pessoas), chamada National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions (NESARC), feita em 2001 e 2002.  O interessante é que os autores misturaram variáveis sócio-demográficas, variáveis psiquiátricas e sintomas específicos da depressão. Usualmente, pesquisadores que trabalham com  um tipo de variáveis tendem a subestimar os outros. Das 43 mil, um pouco mais de cinco mil tinham uma história de depressão que cobria boa parte da vida. 865 tinham uma história de tentativas de suicídios e 4.263 não tinham. Os pesquisadores tentaram explicar as diferenças usando regressões logísticas. Os resultados mostram que essas tentativas são mais comuns entre pessoas com renda baixa (p < .01), entre hispânicos (p < .05) e entre jovens (p < .01).

Há, também, importantes variáveis psicológicas e psiquiátricas. A presença de ansiedade e de desordens de personalidade, assim como de dependência química (incluíndo álcool) se relacionavam significativamente com uma história pessoal de tentativas de suicídio (p < .01), para cada uma delas.

Porém, havia diferenças entre os gêneros. Em homens, as tentativas estavam associadas a uma desordem chamada de personalidade dependente,  que aumentava em quase quatro vezes o risco de tentativas de suicídio (razão de risco ajustada = 3,81; 95% CI = 1,14 to 12,73); porém, em mulheres, as tentativas estavam mais associadas com desordens anti-sociais de personalidade (razão de risco ajustada = 2,71; 95% CI = 1,72 to 4,25). Essa condição aumentava o risco em quase três vezes (2,71). O poder preditivo dessas variáveis é grande: a "desordem da personalidade dependente" previa as tentativas de suicídio em quase três quartos dos homens deprimidos. O sintoma mais associado com tentar suicídios - tanto entre homens quanto entre mulheres - é o sentimento de não valer nada, de inutilidade (feelings of worthlessness). Esse sentimento aumentava o risco de tentativa de suicídio em 5,48 vezes entre os homens e 4,93 entre as mulheres.

Esse estudo demonstra que, mesmo entre pessoas com depressão, há várias características que aumentam o risco de tentar o suicídio. Os deprimidos não são uma massa homogênea. Conhecer as diferenças dentro desse grupo aumenta nosso poder explicativo.

"Exploring the Correlates of Suicide Attempts Among Individuals With Major Depressive Disorder: Findings From the National Epidemiologic Survey on Alcohol and Related Conditions", em J Clin Psychiatry. 2008 May 27.

Comentários

Postagens mais visitadas