O cérebro dos idosos

Talvez as melhores sejam de que os idosos são mais livres de raivas e ódios do que os jovens. A estabilidade emocional tende a aumentar.

A GUERRA DOS NEURÔNIOS: temos perto de cem bilhões de neurônios... Muitos acham que milhares ou milhões morrem diariamente. Não é verdade, mas eles enconlhem e isso prejudica a rapidez do raciocínio. Além disso, produzimos quantidades menores de neuro-transmissores. Neuro-transmissores são compostos químicos que levam informações de uma célula nervosa a outra. O fluxo de sangue também se reduz - perdemos entre 15% e 20% dos trinta aos setenta.

A estabilidade emocional tende a aumentar. Os velhos irritadiços e mal-humorados não são irritadiços e mal-humorados porque são velhos, mas porque são doentes. Uma pesquisa pequena feita na Austrália (com apenas 142 pessoas) de 12 a 79 mostrou maior estabilidade e emoções mais positivas - mas a amostra era de pessoas com boa saúde física e sem antecedentes de doenças mentais. Fizeram ressonância magnética com eles, para avaliar as reações quando viam rostos com expressões diferentes. O local do cérebro que respondia a esses estímulos mudou com a idade, da amídala cerebral para o córtex prefrontal medial.

A revisão feita pela Johns Hopkins conclui que o negativismo não é parte do envelhecimento e sim de doenças que afetam muitos idosos: curadas as doenças, acaba o negativismo.



Comentários

Postagens mais visitadas