Exercício, depressão e a formação de novas células no cérebro
Acabo de receber de Medical Research News, de 1-Jul-2007, o artigo "Exercise stimulates the production of new brain cells". Astrid Bjornebekk do Karolinska Institutet demonstrou que o exercício estimula a formação de novas células no cérebro. Esse seria o elo com várias pesquisas anteriores que demonstraram que o exercício tem um efeito semelhante aos anti-depressivos no combate à depressão. A pesquisadora buscou quais os mecanismos biológicos que explicariam porque o exercício é uma terapia eficiente contra a depressão.
Estudos anteriores demonstraram que os usuários de drogas têm baixos níveis de um receptor no cérebro, a Dopamina D2. Muitos apresentaram a hipótese de que essa seria a explicação para as pesadas depressões que acometem muitos usuários de drogas. O estresse também baixa o nível de dopamina D2.
Esse seria um processo interativo no qual o exercício interagiria beneficamente com o tratamento com base em remédios, aumentando o seu benefício.
Tese: "On antidepressant effects of running and SSRI: Focus on hippocampus and striatal dopamine pathways", Department of Neuroscience, Karolinska Institutet.
http://www.ki.se/
Comentários