Voltam à baila os psicopatas do cotidiano

 

Medito sobre os psicopatas do cotidiano. Voltei duas vezes ao tema nos últimos dois anos: a primeira, no México, quando uma aluna (de graduação!), interessada na área da Psicologia Política reabriu meu interesse. Psicopatas são atraídos pelo poder e a humanidade tem pago um preço altíssimo quando eles ascendem ao poder. Alguns horríveis exemplos de violência capitaneadas por psicopatas no poder vieram à minha cabeça, como Hitler e Idi Amin Dada, que ficou conhecido como o carniceiro de Uganda, país que governou de 1971 a 1979. Não há contagem nem estimativa confiável de quantos ele prendeu, torturou e/ou matou direta e indiretamente. Elas variam de cem mil a um milhão. A segunda volta ao tema foi uma leitura de artigo de Martens de 2001, que fala do sofrimento de psicopatas. Ele e Palermo estudaram dois serial killers, Dahmer e Nilsen, que declararam que eles matavam porque precisavam de companhia. Dahmer comia partes das suas vítimas para que elas não fossem embora. Achava que elas sobreviviam dentro do seu corpo; Nilsen batia longos papos com suas vítimas, via televisão com elas e muito mais. Dá medo. Recentemente, o artigo foi reciclado em Psychiatric Times, onde encontrei comentários inteligentes. Um deles, feito em 2011 por Jason Unsworth, reativou meu interesse nos psicopatas do cotidiano, que raramente caem nas malhas da lei – com certa frequência porque seu comportamento não viola crimes que são “casos de polícia”. A lei, engessada por uma justiça sobrecarregada, não transforma em crime nem em contravenção muitos comportamentos que violam a ética e causam danos a outros. Muitos estão em cargos de poder, ainda que de poder “pequeno”, em empresas, hospitais, faculdades, na polícia etc. Podem passar desapercebidos durante anos, décadas e até toda a sua vida.

Quem quiser ler o artigo (“The Hidden Suffering of the Psychopath”, obviamente em Inglês) e quem quiser contribuir com ideias e críticas para uma possível revisão e ampliação de artigo jornalístico que publiquei há vários anos encontra as urls abaixo:

http://www.psychiatrictimes.com/articles/hidden-suffering-psychopath-1/page/0/1?GUID=E265153F-5FF2-4D00-9772-7C1D10D43ABF&rememberme=1&ts=29052014#sthash.Ppwbzyz2.dpuf

e

http://conjunturacriminal.wordpress.com/2006/02/18/psicopatas-do-quoditiano/


GLÁUCIO SOARES                IESP-UERJ

Comentários

Postagens mais visitadas