Doenças que achamos que temos, mas não temos….


Li um artigo na revista Hypocondria, escrito pela Dra. Sharon Orrange que poderá apaziguar algumas mentes. Trata de doenças que muitas pessoas pensam que têm, mas não têm e sofrem inutilmente. 
Começo com um barra pesada: tumor no cérebro. Muitos que sentem uma simples e forte dor de cabeça se convencem de que têm um câncer no cérebro. As dores de cabeça são sintomas excepcionalmente comuns a muitas doenças e os médicos lidam com elas todos os dias. Já os tumores no cérebro são muito raros. Se você tem uma dor de cabeça, que pode ser forte, mas que melhora com um analgésico, a hipótese do tumor está quase descartada. Uma dor de cabeça séria que não melhora se acompanhada de outros sintomas como distúrbios visuais, desmaios, dormências etc. podem justificar uma ida ao médico, uma dor de cabeça, por si só, não indica tumor, ainda mais se melhora com analgésico. 
Problemas nos rins. Pessoas com dores nas costas ou nos lados são pacientes regulares dos médicos. Muitos acham que estão com problemas nos rins, doenças nos rins, fracasso no funcionamento dos rins, até mesmo câncer nos rins. Raríssimas vezes é uma dessas doenças mais graves. Agora, se, juntamente com a dor nos rins, nas costas ou nos lados, você sentir dor quando faz xixi (dor ou queimação) já se justifica uma visita ao médico, sobretudo para tranqüilizar você. Problemas dos rins raramente geram dores cujas causas muito mais comuns são problemas musculares ou do esqueleto. Aí o tratamento é diferente: exercícios, fisioterapia, alongamento e anti-inflamatórios. A médica sugere um blog sobre dores nas costas: 
Derrame. A Dra. Orrange sugere uma visita ao médico para lhe acalmar. Dormência na perna ou no braço enquanto você dorme ou fica deitado em cima não indicam derrame – e são reações muito comuns. Além disso, se você se levanta, anda, mexe com os braços e as pernas, os sintomas melhoram, a possibilidade de que seja derrame diminuem muito. Os mesmos sintomas dos dois lados do corpo praticamente eliminam a possibilidade de derrame. Mais uma vez, a Dra. Orrange remete o leitor a um artiguete dela: 
Uma das doenças que mais nos metem medo é o linfoma. Os médicos recebem muitos pacientes preocupados com um inchaço debaixo da pele. A grande maioria são lesões benignas como os lipomas. Os nódulos linfáticos doentes crescem rapidamente e não permanecem do mesmo tamanho durante meses ou anos. Assim, se a lesão fica do mesmo tamanho, não muda, é um bom sinal.
A Dra. Orrange nos fala de parasitas e diarréias. Os parasitas não são causas freqüentes de diarréias, mas são muito mais comuns no Brasil do que nos Estados Unidos. Diarréias e estômagos complicados, barulhentos ou enjoados, que duram alguns dias dão medo. Os parasitas normalmente levam algum tempo para produzir reações mas, nas condições brasileiras talvez seja o caso de fazer um exame de fezes.
Com o envelhecimento da população, cresce a preocupação com doenças chamadas de "senis" como o mal de Alzheimer's. É uma preocupação de muita, muita gente que só tem crescido. Estresse e depressão provocam sintomas interpretados como Alzheimer's: esquecimentos, problemas na concentração, confusão mental, esquecer o nome das pessoas, de coisas que deveriam ser feitas, dos aniversários e de tantas coisas mais. Primeiro, é bom saber que Alzheimer e outros tipos de demência não são comuns entre os não idosos e que o estresse, a ansiedade, a depressão, a gravidez, problemas existenciais como os financeiros ou conjugais e até a gravidez e a menopausa provocam sintomas parecidos.
Os americanos chamam de "shingles" um tipo de virose de tipo herpes. A inflamação e outros sintomas provocados por essa doença são desagradáveis, podem ser dolorosos mas não cruzam a metade do seu corpo. Se os sintomas aparecem dos dois lados, não culpem os shingles.
Câncer do cólon e câncer do reto. A causa mais comum de sangramento nas fezes é uma hemorróida, mas os mais preocupados pensam que é câncer. Os exames preventivos periódicos, inclusive os exames anuais de fezes, são uma excelente maneira de tranqüilizar o espírito. 
E o câncer no pulmão. É o maior medo dos fumantes, e com razão, Porém, daí a concluir que uma tosse qualquer é garantia de que está com câncer é um grande salto... Um resfriado ou gripe com freqüência trazem consigo tosses que duram muito tempo, muitos dias e até semanas. Tosse pós-infecções podem durar e durar – semanas.
A hérnia abdominal é outra preocupação freqüente entre pacientes da Dra. Orrange. Muitos com uma dor ou desconforto no baixo abdômen ou na virilha se convencem de que estão com uma hérnia. Hernias na virilha, ensina a Dra. Orrange, são comuns entre os homens e raras entre as mulheres. Com pouca freqüência esses sintomas indicam uma hérnia, mas por via das duvidas, convém checar.

A idéia de escrever esse post foi muito influenciada pela matéria da Dra. Orrange e pelas preocupações de origem muitas vezes hipocondríacas com doenças e disfunções mais sérias do que que temos.


GLÁUCIO SOARES IESP-UERJ


Se quiser saber mais sobre o câncer da próstata, visite os seguintes blogs:
ou
Se puder ler em Inglês, veja




 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas